Base Teórica

[ playful learning ]

Vamos nos aprofundar mais um pouco?


Aqui no Brasil, o aprender enquanto brinca (playful learning) é um DIREITO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Crianças têm o direito de BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos). A criança deve observar, questionar, levantar hipóteses, concluir e criar enquanto BRINCA. Como ela ainda está aprendendo a lidar com o mundo além do núcleo familiar, esse brincar precisa ser trabalhado e carregado de intencionalidade.

Super pensadores e pesquisadores olharam para a necessidade de incentivar o brincar e criaram brinquedos para a Primeira Infância. 


Em Blocos, o primeiro capítulo do seu livro “Design of Childhood14”, Alexandra Lange investiga as decisões e intenções acerca do design de brinquedos e manipuláveis associados à educação. É traçada uma linha que une desde os blocos de madeira aos blocos de programação de Minecraft© — no conceito de Good Toy (bom brinquedo) — materiais abertos para fazerem possíveis práticas, filosofias e abordagens nas quais as crianças precisam tocar, sentir, olhar e entender o funcionamento dos objetos, como pregavam Pestalozzi, Montessori, Malaguzzi, entre tantos outros.

[14] LANGE, Alexandra. The design of childhood: how the material world shapes independent kids. New York, Bloomsbury Publishing, 2018. 416 p. il.


Falar sobre o aprender brincando não tem tanta graça; deixe-me guiá-lo até uma sala de aula infantil. Sua professora o recebe com um sorriso encorajador e com uma bandeja de materiais curiosos. Um grupo de crianças ao seu redor brinca e faz observações. Outras crianças já estão evoluindo para uma representação mais realista, enquanto tentam construir algo com os materiais. 

A geometria é ensinada durante caminhadas na natureza, coletando materiais para fazer uma escultura equilibrista; a matemática, criando formas de ajudar os bichos da floresta a compartilhar água; o socioemocional, pedindo que se coloquem no lugar do outro e criem uma solução coletivamente.

Ainda podemos olhar para a importância do PLAY sob o impecável viés do pai do movimento do fazer, que vocês conheceram nas páginas anteriores — Seymour Papert. Na evolução dos manipuláveis do mundo físico para o digital, no MIT Media Lab, Papert criou o termo construcionismo. As crianças aprendem melhor quando fazem o seu próprio projeto construindo as suas próprias ideias e descrevendo as suas próprias soluções para os problemas — literalmente, combinando a ideia de aprender fazendo para o meio digital. 

Mais recentemente, com o desenvolvimento da tecnologia de impressão 3D, conectores e brinquedos de encaixe podem ser criados sob demanda. O que foi pensado por Dewey, Froebel e Pestalozzi, usando materiais da natureza, blocos, encaixes ou caixas de papelão, coloca nas nossas mãos a possibilidade de criar novas formas de brincar. 

Em inglês, o termo HARD FUN ["se divertir pra valer", numa tradução literal]  foi introduzido pelo pioneiro da programação orientada a objetos Alan Kay. O termo, também descrito por educadores como Resnick e Papert, é usado para caracterizar uma atividade que é desafiadora, na medida certa, e, ao mesmo tempo, agradável. Os benefícios educacionais de atividades divertidas incluem aprender a administrar a frustração, desenvolver e testar novas estratégias e ganhar confiança.

Em um videogame, atividades divertidas e difíceis proporcionam ambientes de aprendizagem seguros, onde os alunos podem experimentar confortavelmente, ficando livres da expectativa de serem “bem-sucedidos” na atividade na primeira vez que a experimentam. Bons jogos de estratégia e RPG são desenvolvidos com esse princípio em mente.

Será que makerspaces educacionais serão os ambientes nos quais o jardim de infância poderá invadir toda a escola? 

Se depender do entusiasmo de milhares de educadores apaixonados por abordagens experimentais, talvez isso aconteça. 

Além das fábulas selecionadas, criamos seis episódios, com temas escolhidos a dedo para expandir ainda mais a experiência elástica maker


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